Book
A melhor maneira de aprender a escrever um roteiro na formatação correta é ler a maior quantidade possível de roteiros prontos. Só assim o escritor conseguirá obter um conhecimento avançado do processo de construção da obra no formato Master Scenes. Aqui apresentarei apenas o básico.
Em termos gerais, o roteiro de cinema pode ser basicamente dividido em quatro partes: Cabeçalho de Cena, Ação, Diálogos e Transições. Vamos começar a analisá-las através de um exemplo (sempre a melhor forma de aprender):
INT. QUARTO DE HOTEL DE CHARLOTTE - NOITE Cabeçalho de Cena
De costas, Charlotte olha a grande janela. Ação
John chega e lhe dá um beijo. Mais Ação
CHARLOTTE Personagem que faz o diálogo Como foi hoje? Diálogo
JOHN Bom...Eu estou cansado.
Ele a abraça por um momento, inclinando-se.
JOHN (CONT) Eu tenho que encontrar Kelly para um drinque lá embaixo. Ela quer conversar sobre algo de foto.
CHARLOTTE Ok. Talvez eu desça com você.
JOHN Você quer vir?
CHARLOTTE Claro.
JOHN (não quer que ela vá)Parenthetical Ok.
CUT TO:Transição
Importante: a escrita do roteiro só deve ser iniciada após o autor ter estabelecido toda a estrutura de sua história e de ter preparado uma descrição resumida de cada cena e personagem. A escrita do roteiro é o penúltimo passo para a elaboração de uma obra, sendo a revisão do roteiro o último passo. Nada de se apressar e iniciar a escrita do script sem planejamento.
1. Cabeçalho de Cena
Serve para introduzir uma nova cena. Na grande maioria das vezes teremos uma nova cena quando ocorrer uma mudança no espaço e/ou tempo