Boniteza de um somho

342 palavras 2 páginas
1-Por que ser Professor?
“A beleza existe por que o ser humano é capaz de sonhar”
Moacir Gadotti inspirou-se em Paulo Freire para escrever este livro.
Paulo Freire diz que em sua pedagogia o educador não pode se esquecer da “boniteza de ser gente”, “da boniteza de ser professor”, “da boniteza e da alegria”. Todo professor, deve ensinar e aprender com “sentido”, com projeto, sonho e utopia, aprender a ensinar com um sonho em mente. E a pedagogia serve de guia para realizar este sonho.
Em 1980 Paulo Freire, encontrou-se com um grande número de professores em Belo Horizonte, estado de MG, ele passou para eles esperança de “um sonho possível” temendo por aqueles e aquelas que “em lugar de visitar de vez em quando o amanhã, o futuro, pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e com o agora, que em lugar desta viajem constante ao amanhã, se atrelem a um passado de exploração e de rotina”.
Em 1997 o ultimo livro de Freire foi lançado, três semanas antes de ele morrer. Ele deixou como lembrança o pensamento da “boniteza” de ser professor de tantos jovens deste planeta. “Se o sonho puder ser sonhado por muitos deixara de ser um sonho e se tornara realidade”. Moacir Gadotti diz que, “a realidade, contudo, é muitas vezes bem diferente do sonho”.
Gadotti diz que a maioria dos seus alunos de pedagogia, não se dedicam em sala de aula, pensam em formar para professores e exercem outras profissões. O brasileiro desvaloriza muito a profissão de ser professor, virou um verdadeiro dito popular “Quem sabe faz, quem não sabe ensina”, dizia o Jornalista Leonardo Trevisan.
A maioria das pessoas dizem que ser professor é muito gratificante, mas não se incomodam com o salário ruim que os educadores recebem. Estudar tanto, para receber tão pouco. Infelizmente o governo só promete e nunca cumpre, há anos que permanece a mesma coisa. Gadotti às vezes se pergunta “por que sou professor?” e é uma pergunta que seus colegas de trabalho também

Relacionados