Boneca
* Três dos entrevistados deixaram bem explícito que suas expectativas pessoais são baixas ou quase inexistentes.
* A vivência de rua traz para o indivíduo sentimentos de constante incerteza, decorrente do isolamento e da precariedade dessa condição, instalando o provisório como modo de existência.
* Para conseguir sobreviver nas condições, geralmente violentas que a rua impõe os moradores de rua têm que garantir, pelo menos, um mínimo de asseguramento de existência pessoal.
* Estas ideias propostas nos permitem entender melhor o porquê da falta de expectativa pessoal, e porque seus planos para o futuro são tão escassos e simplistas, mesmo quando os moradores de rua se encontram ainda na faixa dos 20 aos 35 anos.
* Com este projeto de pesquisa, sobre as vivências de moradores de rua, foram possível averiguar na íntegras as condições em que vivem ou viveram, as suas expectativas, os seus motivos que os levaram a esta condição e, com isso, ampliamos a nossa visão sobre o este facto e compreendemos um pouco sobre este “ecossistema”.
* Os participantes apresentam uma rotinade atividades diárias, estas que por sua vez são de caráter individual, cada um cria seu próprio método para sobreviver.
* A violência está presente em suas vidas sejam dentro da família (que é a principal causa da saída de casa para a rua), de pessoas mal-intencionadas ou por parte da