Bombeiros civis
A eficácia da ação dos bombeiros civis.
Justificativa:
O referido tema é de grande importância, pois faz parte da segurança de toda a população civil. Esse foi abordado com a finalidade de verificar quais são as falhas da segurança em ambientes públicos, além de proporcionar meios para melhorar a atuação dos bombeiros em desastres ocorridos em áreas de risco, edificações e eventos de grande concentração de pessoas. Salienta-se a importância do trabalho, visto que toda a sociedade se beneficia com o aperfeiçoamento na atuação dos bombeiros civis e na prevenção feita através de fiscalização de ambientes públicos, de acidentes e tragédias pelo órgão competente.
Objetivo:
Provar a necessidade da criação de uma legislação específica que vise a prevenir/amenizar desastres em edificações, áreas de risco ou evento de grande concentração pública no âmbito do Tocantins.
Problemas e hipóteses:
O problema no tocante a incêndios de grandes proporções é caracterizado de forma empírica por uma série de eventos catastróficos ocorridos no passado. Em se tratando de Brasil, pode-se enumerar uma série deles nos últimos cinquenta anos, como exemplo a tragédia do Gran Circus Norte-Americano no Estado do Rio de Janeiro em 1961, onde um ex-funcionário, para concretizar uma vingança contra seu antigo chefe, ateou fogo, juntamente com dois comparsas, à lona do circo que era composta por parafina. A estrutura incendiou-se rapidamente e caiu sobre cerca de três mil pessoas que assistiam ao espetáculo. Dentre as vítimas, quinhentas e três morreram e mais de mil ficaram feridas. Setenta por cento do público era composto por crianças. Ficou comprovado que o autor do incêndio tinha antecedentes criminais e possuía problemas psicológicos.
A tragédia do edifício Joelma também ficou marcada na história do Brasil como uma das piores existentes. Aconteceu em 1970 em decorrência de um curto circuito em um aparelho de ar-condicionado no décimo segundo andar do prédio da capital