bombeiro
Para exercer esta profissão (as exigências variam de acordo com o estado da federação) normalmente é necessário ser brasileiro, ter, no mínimo, 18 anos, possuir a carteira de reservista (para os homens) e ter o ensino médio completo. Em relação à altura, exige-se que o homem tenha altura a partir de 1,65m e 1,60m para as mulheres. Geralmente solicita-se que o candidato seja solteiro e que, de forma alguma, tenha antecedentes criminais. Recomenda-se que o candidato saiba nadar e dirigir. Para tornar-se um oficial, é preciso que o bombeiro curse uma escola superior de formação e aperfeiçoamento (existem três, estão situadas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília)
O bombeiro deve ter um ótimo condicionamento físico, equilíbrio emocional para resolver todo tipo de situação e desejo de servir a população salvando vidas. Além disso, este profissional deve ter raciocínio rápido; resistência física; disciplina; coragem; liderança; boa saúde; capacidade de trabalhar em equipe, de trabalhar sob pressão, de não se abalar quando se depara com pessoas acidentadas e ensangüentadas, de decidir e de cumprir ordens.
Dentre as principais atividades do bombeiro, podemos citar:
- Cooperar com a defesa civil, em casos em que o exército for mobilizado. - Fazer salvamentos e buscas em todo tipo de ambiente.
- Realizar perícias de incêndios.
- Socorrer pessoas em risco de morte em inundações, catástrofes e desabamentos.
- Educar a população, através de palestras em escolas, por exemplo, para conscientizá-la sobre a