Bombeamento - Parafuso de Arquimedes
Introdução:
O parafuso de Arquimedes, como o próprio nome indica, foi inventado em 236 a. C. pelo matemático grego Arquimedes, que nasceu em Siracusa na Sicília em 287 a. C. Arquimedes construiu engenhosas invenções que se tornaram muito populares em sua cidade. Uma das invenções mais populares ficou conhecida como o parafuso de Arquimedes. Esse dispositivo foi muito utilizado nas irrigações, não só em Siracusa, mas também em outras cidades, para elevar a água de um lugar para outro
É um dos instrumentos mais antigos ainda atualmente utilizado. Esse foi um invento extremamente importante para o desenvolvimento de diversas civilizações, tanto que o Parafuso de Arquimedes estava estampado na moeda italiana ao lado do seu idealizador. Seu objetivo era elevar ou bombear água para irrigação e drenagem. Ele facilitava o trabalho no Egito transportando as águas do rio Nilo para os famosos diques de contenção. O que é: É um mecanismo que se emprega para efetuar a transferência de líquidos entre dois pontos que possuam diferencial de altura.
É utilizado ainda hoje para elevação de água, transporte de grãos, rochas de mineração e muitas outras funções.
Este tipo de bomba d’água opera com um princípio bastante singelo e se constitui, basicamente, de um cilindro que contém em seu interior um parafuso que é girado por força mecânica e acaba carregando o material de uma ponta a outra do cilindro. Dita força de acionamento pode, por meio da força externa do vento, de motores, ou da própria água que mecanicamente impulsiona o parafuso dentro do cilindro, elevar a água empregada proporcionando o seu funcionamento.
Uma das principais vantagens do Parafuso de Arquimedes é o fato de não ser restrito a líquidos, mas também transportar sólidos e grãos.
Aplicações:
Na antiguidade foram utilizados em sistemas de irrigação, pelos romanos, para retirar água de minas e mais tarde seriam utilizados pelos neerlandeses acoplados a moinhos de