Bombas
Aula prática 08: Sistemas Elevatórios
BOMBAS
Bomba é um equipamento que transfere energia de uma determinada fonte para um líquido, permitindo que este líquido possa se deslocar de um ponto para outro, inclusive vencendo desníveis geométricos.
Bombas centrífugas são aquelas que desenvolvem a transformação de energia através do emprego de forças centrífugas. As bombas centrífugas possuem pás cilíndricas, com geratrizes paralelas ao eixo de rotação, sendo essas pás fixadas a um disco e a uma coroa circular, compondo o rotor da bomba.
CURVA CARACTERÍSTICA DA BOMBA E CURVA DO SISTEMA
As bombas são projetadas para trabalhar com vazões e alturas manométricas em faixas definidas pelas suas características de funcionamento. Através de ensaios verifica-se que as bombas são capazes de atender outros valores de vazões e alturas manométricas, além dos pontos para os quais elas foram projetadas. O conjunto dos pontos em que a bomba é capaz de operar constitui a faixa de operação da bomba.
As curvas características de bombas centrífugas traduzem através de gráficos o seu funcionamento, bem como, a interdependência entre as diversas grandezas operacionais. As curvas são obtidas em laboratório e são fornecidas pelos fabricantes, para cada modelo disponível.
A curva característica de uma instalação representa a energia por unidade de peso que deve ser fornecida ao fluido, em função da vazão desejada, de tal forma que o mesmo possa escoar nessa instalação, em regime permanente.
PONTO DE OPERAÇÃO
INSTALAÇÃO (PO)
DE
UMA
BOMBA
CENTRÍFUGA
NUMA
A curva característica da bomba indica, para as condições de regime permanente, a energia que a bomba fornece ao fluido para cada vazão de operação, enquanto a curva característica da instalação indica, também para as condições de regime permanente, a energia que deve ser fornecida ao fluido para cada vazão de operação, de modo