Bombas
TAL 475 - Operações Unitárias
Deslocamento de Fluidos – Bombas -
Bombas
Máquinas que realizam trabalho sobre um fluido com a finalidade de deslocá-lo. Quando o fluido está no estado gasoso estas máquinas recebem nome como ventiladores, sopradores e compressores.
Classificação das Bombas
Dividem-se em 2 grandes grupos de acordo a forma como a energia é fornecida ao fluido.
Bombas cinéticas (centrífugas)
Bombas de deslocamento positivo
Bombas Centrífugas
Convertem a energia mecânica fornecida continuamente por um rotor, em energia cinética cedida ao líquido a ser bombeado. Esta energia é posteriormente transformada em energia de pressão (potencial). Aplicações Usadas para instalações residenciais, alimentação de caldeiras, química,petroquímica, efluentes, etc. Na Indústria de Alimentos é usada para transporte de caldo de cana, sucos, óleos, purês, etc.
Componentes da Bomba Centrífuga
As transformações de energia acontecem em virtude de duas partes principais da bomba: o impulsor e a voluta, ou difusor. O impulsor é a parte giratória principal que converte a energia do motor em energia cinética. Fornece a aceleração centrífuga para o fluido. A voluta ou difusor, é a parte estacionária que converte a energia cinética em energia de pressão.
Obs: Todas as formas de energia envolvidas em um sistema de fluxo de líquido, são expressas em termos de altura de coluna do líquido, isto é, carga.
Componentes Gerais de uma Bomba Centrífuga
Componentes da Bomba Centrífuga
CARCAÇA OU CORPO DA BOMBA
Feita geralmente em ferro fundido abriga o rotor em seu interior. Alimentos, fármacos, cosméticos: aço inox ou material sanitário. As carcaças das bombas de escoamento radial podem se apresentar como CARACOL (voluta ou espiral) ou turbina (circular) e para as bombas de escoamento axial e misto, o formato é geralmente cilíndrico.