Bombas e tubulações
Campus Geraldo Werninghaus
Professor: Fernando Dorte
Aluna: Cristiane Jendich
Bombas e Tubulações
Jaraguá do Sul, 03 de julho de 2012.
INTRODUÇÃO
Este trabalho falará de bombas e tubulações. Nele contendo: suas definições, tipos, características materiais, funcionamento e seus componentes, aplicações etc...
( DEFINIÇÃO DE BOMBAS
São Máquinas Hidráulicas Operatrizes, isto é, máquinas que recebem energia potencial (força motriz de um motor ou turbina), e transformam parte desta potência em energia cinética (movimento) e energia de pressão (força), cedendo estas duas energias ao fluído bombeado, de forma a recircular ou transportá-lo de um ponto a outro.
Portanto, o uso de bombas hidráulicas ocorre sempre que há a necessidade de aumentar-se a pressão de trabalho de uma substância líquidas contida em um sistema, a velocidade de escoamento, ou ambas.
( TIPOS DE BOMBAS
As bombas são classificadas basicamente em dois tipos:
- Bombas hidrostáticas: São bombas de deslocamento positivo, que fornecem determinada quantidade de fluido a cada rotação ou ciclo. E são utilizadas para transmitir força hidráulica em um equipamento industrial. Bombas hidrostáticas produzem fluxo de forma pulsativa, porém sem variação de pressão no sistema.
- Bombas hidrodinâmicas: São bombas de deslocamento não positivo, usadas para transferir fluidos e cuja única resistência é a criada pelo peso do fluido e pelo atrito. Essas bombas raramente são usadas em sistemas hidráulicos, porque seu poder de deslocamento reduz quando aumenta a resistência e também é possível bloquear completamente o seu recalque em pleno regime de funcionamento da bomba.
.
( FUNCIONAMENTO E COMPONENTES DE UMA BOMBA
A Bomba Centrífuga tem como base de funcionamento a criação de duas zonas de