Bombas e Instalações de bombeamento
1- MÁQUINAS HIDRÁULICAS:
São máquinas que trabalham fornecendo ou recebendo energia do líquido.
1.1- CLASSIFICAÇÃO GERAL DAS MÁQUINAS HIDRÁULICAS:
a) Máquinas Hidráulicas Geratrizes:
São máquinas que convertem energia mecânica fornecida por um motor em energia hidráulica.
Ex.: Turbobombas: centrífugas, axiais e mistas.
Bombas volumétricas: alternativas de pistão; rotativas de engrenagens de dentes externos, etc.
Fig.1- Bomba centrífuga
Fig.2- Bomba alternativa b) Máquinas Hidráulicas Motrizes:
São máquinas que convertem a energia hidráulica advinda de um reservatório elevado (represa) em energia mecânica (potência mecânica) e esta em energia elétrica. São empregadas para o acionamento de outras máquinas, tais como geradores, moinhos e engenhos de serra.
Ex.: Turbinas hidráulicas.
Fig.3- Turbina Pelton de seis jatos.
c) Máquinas Hidráulicas Mistas:
São máquinas que transformam a energia hidráulica em energia hidráulica que recebem para seu funcionamento, em outra modalidade de energia hidráulica. Ex.: Carneiro hidráulico.
Os carneiros hidráulicos funcionam em função de um transiente hidráulico, conhecido como golpe de aríete (sobrepressão), permitindo elevar uma parcela de água que nele penetra (aduzida) a uma altura superior àquela de onde veio, sem haver necessidade do auxílio de nenhum motor.
São usados em fazendas, sítios, granjas e casas de campo, para bombear a água a um reservatório para posterior uso, utilizando um pequeno desnível existente ou represa em rios, lagos e riachos.
Fig.4- Carneiro hidráulico.
2- ESTUDO DAS MÁQUINAS HIDRÁULICAS GERATRIZES:
a) Definição de Bombas:
São máquinas hidráulicas operatrizes ou geratrizes que conferem energia ao líquido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro. As bombas recebem energia de um motor e transferem parte desta energia (uma parcela é perdida em atritos internos) ao líquido sob a forma de