Bombas hidráulicas
Uma bomba de pistão radial é uma forma de bomba hidráulica . Os êmbolos de trabalho estendem-se numa direção radial, simetricamente em torno do eixo de acionamento, em contraste com a bomba de pistão axial .
Este tipo de bomba utiliza um veio de acionamento para conduzir pistões para dentro e para fora dos cilindros dispostos perpendicularmente ao eixo, a fim de bombear fluidos. O pistão fornece movimento dos fluidos para frente e para trás através da bomba. Uma bomba de pistão radial difere-se de uma bomba de pistão axial pela forma como os pistões e cilindros estão dispostos paralelamente ao eixo de transmissão.
Em uma bomba de pistão radial, pistões e cilindros múltiplos estão alojados num bloco de cilindros uniformemente espaçados em torno do eixo de transmissão. Há tipicamente um anel de rolamento, fora do centro em relação ao veio de acionamento, que faz com que ocorra o movimento de vaivém destes êmbolos. Molas mantêm os pistões em contato com este anel conforme eles se movem para trás e para frente. A posição do anel determina a distância de deslocamento do pistão e, assim, determina a quantidade de fluido que pode ser absorvido e expulso em um ciclo.
O ciclo de bombagem ocorre em duas fases. No movimento para cima do êmbolo, o fluido é puxado para dentro do cilindro. À medida que ocorrem os movimentos de anel e as mudanças de posição do pistão, o fluido é expelido para fora do cilindro.
Bomba de pistão radial do tipo injetora
Os dois tipos básicos de pistões utilizados em modelos de bombas de pistões radiais são aqueles em forma de cilindros ou de esferas. Existem válvulas de controle em cada cilindro de admissão e de saída do fluido a ser bombeado. Outras variações de design incluem opções para manutenção remota por computadores e eletrônicos de bordo para controlar o volume e a pressão.
Um tipo de bomba de pistão radial pode ser projetado com deslocamento fixo ou com deslocamento variável. Em uma bomba