Bombas hidraulicas
Algumas bombas de engrenagens contam com uma engrenagem de dentes excêntrico externos que gira em torno dos dentes de uma engrenagem interna.
As bombas hidráulicas são dispositivos mecânicos concebidos para mover os líquidos com pressão suficiente para transmitir a energia no corpo de fluido. Esta é uma forma bastante técnica de dizer que uma bomba hidráulica bombeia um fluido, tipicamente um óleo de baixa viscosidade, com força suficiente de modo que possa ser usado para desempenhar um trabalho. Existem vários tipos de bombas hidráulicas de uso geral, a maioria dos quais com estreita tolerância de mecanismos rotativos que operam em velocidades baixas comparativamente. Estes incluem bombas de engrenagens, bombas de parafuso, e bombas de deslocamento fixo de palhetas. Bombas radiais ou bombas axiais, bem como bombas de pistão também são os tipos mais usados de bombas hidráulicas.
Os sistemas hidráulicos utilizam fluido comprimido para realizar um trabalho. O fluido utilizado é normalmente um óleo bastante fino, de um grau especial, que é bombeado para dentro do sistema com a finalidade de produzir pressão por vários tipos de bombas hidráulicas. Estas bombas têm, geralmente, os mecanismos rotativos com tolerâncias pequenas entre as partes móveis e os compartimentos. Em comparação com outros tipos de bombas, a maioria dos tipos de bombas hidráulicas também apresenta baixas velocidades de rotação.
Bomba hidráulica em corte
Um dos tipos mais comuns de bombas hidráulicas são os modelos de bombas de engrenagens. Estes dispositivos consistem de um par de engrenagens engrenadas que rodam no interior de um compartimento estreito. O óleo é introduzido de um lado do compartimento e é transportado em torno da área exterior entre os dentes de engrenagem e para fora do ponto de descarga no lado oposto. Algumas bombas de engrenagens contam com uma engrenagem de dentes excêntrico externos que gira em torno dos dentes de uma engrenagem interna.