BOMBAS DE HIROSHIMA E NAGASAKI
DISCIPLINA
HISTÓRIA
TRABALHO DE HISTÓRIA
BOMBAS DE HIROSHIMA E NAGASAKI
n: 43 3 série B
Praia Grande- SP
Setembro de 2013
INTRODUÇÃO
Por meio deste trabalho vamos apresentar duas importantes cidades Japonesas que sofreram um ataque com as bombas nucleares “Little Boy” e “Fat Man” no final da Segunda Guerra Mundial, Hiroshima e Nagasaki, aonde os EUA, por meio da ação militar da Força Aérea, sob ordens do presidente norte-americano Harry S. Truman bombardearam as duas cidades japonesas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, aonde historicamente estes são até hoje os únicos ataques onde foram utilizadas armas nucleares.
BOMBAS DE HIROSHIMA E NAGASAKI
No contexto histórico os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki foram ataques nucleares ocorridos no fim da Segunda Guerra Mundial, contra o império japonês, realizados pela força aérea dos Estados Unidos da América, baseados na ordem do presidente Harry S. Truman nos dias 6 e 9 de agosto do ano de 1945.
Depois de seis meses de intenso bombardeio a outras 67 cidades japonesas, a bomba atômica chamada “Little Boy” (Meniniho) caiu sobre Hiroshima numa segunda-feira. Três dias depois, no dia 9 a bomba chamada “Fat Man” (Homem Gordo) caiu sobre a cidade de Nagasaki. Historicamente estes são até hoje os únicos ataques onde foram utilizadas armas nucleares, e a escolha desses dois alvos foi feita por objetivos militares, e motivos político-econômicos, pois eram as regiões de maior poder industrial da época, e o Japão era a única potência que poderia desequilibrar o fluxo de capitais e mercadorias. Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa.
A maioria dos mortos era composta por civis, mulheres, idosos e crianças, pessoas que não estavam combatendo na guerra. Essas centenas de milhares