Bomba
Definição
Máquinas operatrizes hidráulicas.
Classificação
Turbo-bombas: a movimentação do líquido é desenvolvida por forças que se desenvolvem na massa líquida em consequência da rotação de um eixo no qual é acoplado um disco.
Classificação
Volumétricas ou de Deslocamento Positivo: que a movimentação do líquido é causada diretamente pela movimentação de um dispositivo mecânico da bomba, que induz ao líquido um movimento na direção do deslocamento do citado dispositivo, em quantidades intermitentes. Bombas Alternativas
O líquido recebe a ação das forças diretamente de um pistão ou êmbolo (pistão alongado) ou de uma membrana flexível (diafragma). Nestas bombas acontece um movimento de vai e vem de um pistão cilíndrico que resulta num escoamento intermitente.
Bombas de Êmbolo
Bombas de Êmbolo
Bombas tipo Diafragma
Bombas tipo Pistão
Bombas Rotativas
O líquido recebe a ação de forças provenientes de uma ou mais peças dotadas de movimento de rotação que, comunicando energia de pressão, provocam seu escoamento.
Bombas tipo Lóbulo
Bombas de Engrenagem
Bombas de Engrenagem
Bomba Rosca Sem Fim
Bomba tipo Palheta
Princípio de Funcionamento
Em uma bomba centrífuga, ao ser acionado o rotor, a depressão central aspira o fluido que, sob ação da força centrífuga, ganha na periferia a sobreposição que o recalca para o reservatório superior .
Princípio de Funcionamento
Em uma bomba volumétrica, o fluído, de forma sucessiva, ocupa e desocupa espaços no interior da bomba, com volumes conhecidos, sendo que o movimento geral deste fluído dá-se na mesma direção das forças a ele transmitidas, por isso a chamamos de deslocamento positivo.
Componentes de uma Bomba Centrífuga
Carcaça
Carcaça Voluta
Carcaça Difusor
Rotor - Impelidor
Eixo
Mancais
Anéis de Desgaste
Gaxetas
Componentes Auxiliares
Sistemas de descarga do