Bomba de recalque
-------------------------------------------------
Trabalho de Comandos Eletroeletrônicos do Curso de Aprendizagem Mirone.
-------------------------------------------------
-------------------------------------------------
Orientador
------------------------------------------------- Bomba de Recalque
Indaiatuba, Outubro de 2012
Sumário
Introdução 4 Desenvolvimento 5 Funcionamento 6 Esquema de instalação 7 Componentes 8 Vantagens 9 Considerações Finais 10 Bibliografia 11
Introdução
Esse relatório tem como objetivo, explicar o funcionamento e as necessidades, dar introdução nos componentes, mostrar o diagrama, e deixar claro as vantagens e desvantagens do uso de uma Bomba de Recalque.
Desenvolvimento
A bomba de recalque nada mais é que uma bomba centrifuga, uma turbo-máquina e é o equipamento mais utilizado para bombear líquidos: no saneamento básico, na irrigação de lavouras, nos edifícios residenciais, na indústria em geral, elevando, pressurizando ou transferindo líquidos de um local para outro.
A bomba centrífuga cede energia para o fluido à medida que este escoa continuamente pelo interior da bomba. Embora a força centrífuga seja uma ação particular das forças de inércia, ela da o nome a esta classe de bombas. A potência a ser fornecida é externa à bomba, seja um motor elétrico, um motor a diesel, uma turbina a vapor, etc. A transferência de energia é efetuada por um ou mais rotores que giram dentro do corpo da bomba, movimentando o fluido e transferindo a energia para este. A energia é em grande parte cedida sob a forma de energia cinética - aumento de velocidade - e esta pode ser convertida em energia de pressão.
Funcionamento
O fluido entra na bomba por um bocal de sucção. Neste bocal a pressão manométrica pode ser superior (positiva) ou inferior à atmosférica: (vácuo) ou pressão negativa. Do bocal de sucção o fluido é encaminhado a um ou mais rotores que cedem energia ao