Bomba de engrenagem
RELATÓRIO DE DESMONTAGEM
BOMBA HIDRÁULICA DE ENGRENAGEM
Técnico em Eletromecânica
Guilherme Rossi Garcia N°11 TT2A
Jeferson Souza Nº12 TT2A
01 de Abril de 2013.
Piracicaba - 2013
Índice
1- Introdução teórica xx
2- Desenvolvimento
2.1- Materiais e ferramentas xx
2.2- Processo de desmontagem xx
2.3- Processo de montagem xx
2.4- Especificações e análises xx
3- Conclusão xx
4- Bibliografia xx
Piracicaba - 2013
1. Introdução teórica
A bomba de engrenagens é um dispositivo mecânico que é bastante utilizado na indústria, e têm como finalidade transformar energia elétrica (cinética) proveniente de um motor elétrico em energia hidráulica, que será posteriormente utilizada em um circuito.
Esse dispositivo se baseia no conceito de pressão e vazão do estudo de fluídos, e principalmente do princípio de Pascal, relacionando diferentes áreas com suas pressões e forças, dando assim aplicação à hidráulica.
As bombas são utilizadas, nos circuitos hidráulicos, para converter energia mecânica em energia hidráulica, ou seja, fornecer vazão. No caso de engrenagens, esta é uma bomba de deslocamento positivo rotativa.
Essas bombas apresentam rodas dentadas, sendo uma motriz, acionada pelo eixo, que impulsiona a outra, existindo folgas axiais e radiais vedadas pela própria viscosidade do óleo.
No decorrer do movimento rotativo, os vãos entre os dentes são liberados à medida que os dentes se desengrenam. O fluido proveniente do reservatório chega a esses vãos e é conduzido do lado da sucção para o lado da pressão. No lado da pressão, os dentes tornam a se engrenar e o fluido é expulso dos vãos dos dentes; as engrenagens impedem o refluxo do óleo para a câmara de sucção.
Seu funcionamento se dá conforme o esquema a seguir: