Bomba de Amônia
2 Retirada da junta do cabeçote
3 Retirada dás válvulas de entrada e saída de amônia
4 Retirada de junta das válvulas de entrada e saída da bomba
5 Retirada de filtro da entrada da bomba
6 Retirada da parte superior da bomba
1
7 Retirada da junta de vedação da parte superior da bomba
8 Retirado flange do rotor da bomba
9 Retirada de parafuso de fixação do eixo
10 Retirada do selo mecânico
11 Retirada do retentor
12 Retirada do anel elástico que prende o pistão
13 Retirada do pistão
14 Retirada do vira brecking
2
15 Retirada das bielas
16 Retirada do visor de nível de óleo
17 Retirada da junta de vedação do visor de nível de óleo
As peças que sofrem maior desgaste são filtros e juntas. Mas duas peças precisam regularmente ser trocadas, são elas: válvula de entrada de amônia e válvula de saída de amônia, pois, essas válvulas são feitas de cobre e a amônia corõe o cobre verminosamente que mais de uma semana estas válvulas não iram durar.
Atualmente o mercado de bombas de amônia da região é dominado pela Frigoestrella, e em segundo plano aparecem as bombas da Madeff.
Frigoestrella é muito utilizada pois é de simples funcionamento e manutenção barata. As bombas da Madeff não fizeram muito sucesso devido sua complexidade e maior taxa de manutenção comparada a Frigoestrella.
As bombas de amônia são usadas em sistemas de refrigeração que usam como refrigerante a amônia (NH3), ela é muito utilizada em plantas onde se há necessidade de retirada de grande quantidade que Kcal/h. Na nossa região é muito utilizada em frigorificos. As bombas são um dos componentes ecenssiais no ciclo da refrigeração.
A bomba pode ser utilizada para mandar amônia liquida dos separadores de liquido até os evaporadores trocadores de calor, pode ser também utilizada para transpassar amônia por trocadores de calor ou até mesmo para mandar liquido da garrfa de amônia até os separadores de liquido. 3