Bom dia ; )
GEILSA SORAIA CAVALCANTI VALENTE LIGIA DE OLIVEIRA VIANA Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ, Brasil
1.
Introdução
A formação por competências e a reflexão são, na atualidade, os conceitos mais utilizados por investigadores e educadores diversos, os quais salientam sua inesgotável importância na formação do ser/fazer e do agir pedagógico. Assim, enfatizaremos neste estudo as competências e a reflexão e sua importância no processo educativo de um modo geral e, especificamente, no que tange ao ensino de Graduação em Enfermagem, destacando o desafio de ser educador numa sociedade que se transforma aceleradamente, faz-se e desfaz-se, e nesse contexto, preconiza-se preparar o enfermeiro-professor para uma prática docente reflexiva. Para direcionar o estudo, partimos das seguintes questões:
1)
Que é a inter-relação do desenvolvimento de competências na formação do enfermeiro e na prática docente reflexiva na Graduação em Enfermagem? Que contribuições para a reflexão traz para a prática docente do professor de Enfermagem?
2)
A partir daí, buscamos alcançar os seguintes objetivos:
1)
Discutir a inter-relação entre o desenvolvimento de competências na formação do enfermeiro e a prática docente reflexiva. Descrever as contribuições proporcionadas pela reflexão na prática docente do professor de Enfermagem.
2)
A justificativa para a realização deste estudo, parte do fato de que observamos em nosso cotidiano, que o processo da prática reflexiva entre enfermeiros docentes, à semelhança do que ocorre em outras áreas profissionais, tem merecido muitas discussões e algumas pesquisas em nosso meio, principalmente pela constatação da necessidade de transformações filosóficas e pedagógicas que venham a atender as expectativas da cultura no novo milênio, como está estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional – lei no. 9394/96, que entre as finalidades da educação superior,