bolsa família - dados gerais
- Gastos anuais com o FIES: De 2010 até 2014, o custo do programa cresceu 13 vezes - saltou de R$ 1,1 bilhão por ano para R$ 13,4 bilhões anuais.
- O governo gasta aproximadamente 3 bilhões por ano com o programa ciência sem fronteiras.
Na Alemanha, foi introduzido o programa de auxílio social (Sozialhilfe) em 1961, que em 2005 mudou o nome para Arbeitslosengeld II.
1 - Uma pessoa desempregada e sem aportes de renda receberá 347 euros caso não possa sobreviver sozinha nem receba ajuda de familiares.
2 - Se cônjuges viverem em um domicílio sem rendimentos, o valor que a segunda pessoa receberá acrescido é de mais 312 euros.
Essas despesas são previstas para auxiliar na garantia do direito à alimentação e ao vestuário.
3 - O Estado também custeia as despesas com moradia, providenciando uma moradia popular e/ou pagando as despesas do aluguel diretamente ao locador.
4 - O auxílio-moradia é determinado pelo número de moradores do domicilio. Em se tratando de um morador, o tamanho mínimo da moradia tem que ser superior a 45m². No caso de cônjuges, o tamanho mínimo será de 60m². Para cada filho será acrescido ao tamanho da moradia mais um quarto. Esse benefício contribui fundamentalmente para que não existam favelas no país.
5 - Aliado a esses benefícios, está o pagamento de um seguro de saúde, pois, na Alemanha, não existe um sistema público de saúde como no Brasil ou na Inglaterra. O seguro de saúde custará em torno de 150 euros por pessoa.
6 - No inverno, é pago ainda um auxílio calefação para esses beneficiários.
Os benefícios prevalecem enquanto persistir a situação de carência material, sendo que cerca de 1/3 da população alemã recebe esse tipo de benefícios em algum momento da vida.
7 - Cada pessoa recebe