Bolsa Familia
O Programa Social do Governo: Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os milhões de brasileiros com renda familiar inferior a R$ 77 (setenta e sete reais) mensais por pessoa.
O Bolsa Família possui três focos principais: a transferência de renda que promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçadas pelo o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas complementares que objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade em que se encontram.
Todos os meses, o governo federal deposita uma quantia para as famílias que fazem parte do programa. O valor repassado depende do tamanho da família, da idade dos seus membros e da sua renda.
2 O PROBLEMA
Sabemos que hoje o Brasil continua com uma grande parte da população em extrema pobreza, o que parece ser desconexo, pois se temos um Brasil tão rico em recursos naturais, físicos e financeiros, porque ainda temos brasileiros que vivem nesta situação financeira? O bolsa família vem mesmo ajudar estes brasileiros? Quais os interesses políticos por trás dele?
Neste projeto vamos analisar estas mudanças na vida social, educacional, financeira dos beneficiários e este programa influencia necessariamente na escolha dos candidatos que apoiam este programa.
3.1 HIPÓTESES
Esse programa tem sido benéfico, pois já mudou a vida de muitas pessoas. No entanto, existem muitas polêmicas em torno do mesmo, principalmente pela falta de fiscalização, que faz com que muitos se aproveitem das falhas para se beneficiar, enquanto outros que realmente precisam não conseguem ter acesso aos seus direitos.
Outra consideração de extrema importância, é a falta de esclarecimento de muitos