bolsa familia
Esses e outros dados estão compilados no livro Programa Bolsa Família – uma década de inclusão e cidadania, lançado nesta quarta-feira, 30, durante a cerimônia de celebração dos dez anos do programa, no Museu da República, em Brasília. Os artigos reunidos na publicação – uma parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – traçam um panorama histórico da evolução do programa, resgatam as principais contribuições do Bolsa Família (PBF) para as políticas de assistência social e apresentam análises sobre seu impacto nos indicadores de saúde, educação e proteção social e na redução da pobreza.
Dividida em três partes (Bolsa Família – dez anos de contribuição para as políticas sociais; Perfil das famílias, resultados e impactos do Bolsa Família; e Bolsa Família – desafios e perspectiva), a obra destina-se não só aos gestores ligados à operação da política, mas também a estudantes, pesquisadores, movimentos sociais, organismos internacionais e sociedade em geral. Para os ministros Marcelo Neri (Secretaria de Assuntos Estratégicos e Ipea) e Tereza Campello (MDS), organizadores do livro, ele “pretende compartilhar com a sociedade a intensa reflexão produzida sobre o programa, discutindo de forma qualificada e crítica suas conquistas e desafios”.
"Profissionais, gestores, cientistas e técnicos de todas as áreas sociais estçao envolvidos neste livro. E é interessante notar que nenhum deles se detiveram apenas ao seu tema, mas mostraram em seus textos que o processo de integração de políticas públicas é grande e real", afirmou