Bolsa familia e evasão escolar
A CONTRIBUÍÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO NÚMERO DE MATRÍCULAS, FREQUÊNCIAS E EVASÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL PASTOR ALBINO GONÇALVES BOAVENTURA. NO MUNICÍPIO DE SENADOR CANEDO-GO. (2011)
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria (BSM), que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais, e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.
O Bolsa Família possui três eixos principais focados na transferência de renda, condicionalidades e ações e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já as ações e programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
PROBLEMA:
A evasão escolar é um assunto muito discutido e abrange a maioria das escolas brasileiras. O motivo pelo qual as discussões se acentuam tendo como foco central do debate o,papel tanto da família, quanto da escola em relação a vida escolar da criança e adolescente, muito embora vários estudos tinham apontado aspectos sociais considerados como determinantes da evasão escolar, dentre eles a desestruturação familiar. As políticas de governo, o desemprego e a desnutrição.
O Programa Bolsa Família com a condicionalidade que veio com o objetivo de inserir e reforçar a permanência das crianças e adolescentes na escola. Essa estratégia adotada pelo programa é uma forma de combater a evasão escolar. A intenção do PBF não é punir as famílias e sim tirar as crianças e adolescentes da rua.
JUSTIFICATIVA:
A relevância desse projeto é avaliar e compreender a