Bolsa de valores
A Bolsa de Valores é um lugar onde se compram, vendem e negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros. Tradicionalmente os negócios aconteciam fisicamente no próprio recinto da bolsa, com o pregão viva-voz. Porém atualmente as transações são realizadas por pregão eletrônico.
Qualquer um pode investir, se for menor de idade precisa de CPF, RG e um responsável. Não tem um valor mínimo exigido para se investir na bolsa, isso varia das ações que deseja comprar e da corretora que escolher.
Um agente que seja suficientemente poderoso, pode, através de operações grandiosas de compra ou venda das ações de uma empresa, forçar uma alta ou uma baixa dos preços, e quando há a alta o especulador vende para ganhar dinheiro mais rápido.
Todas as bolsas são interligadas, então se em uma bolsa o juros sobe por exemplo, influenciará as outras bolsas pois os compradores se concentrarão na compra de ações dessa bolsa pois o pagamento do juros será maior.
A praça financeira mundial permanece aberta durante 24 horas, porque a Bolsa de Valores que está terminando seu horário de funcionamento passa as cotações de suas ações para as outras Bolsas que se encontram abertas. O fuso horário é a vantagem competitiva entre os países, os horários de abertura e fechamento das bolsas são aproveitados pelos acionistas.
As principais bolsas mundiais são a Euronext Lisbon (Portugal), New York Stock Exchange ( EUA), Chicago Mercantile Exchange(EUA), Shanghai Composite(China), BM&F BOVESPA (BRASIL) entre outras.
A relação