Bolsa de valores
Associações civis sem fins lucrativos. Seus principais objetivos são manter local adequado para a realização dos negócios.
No Brasil existem 9 Bolsas, das quais apenas a Bovespa possui pregões regulares e com volumes significativos.
O pregão da Bolsa é um sistema de negociação que pode ser desenvolvido de duas formas:
Viva voz - quando o operador apregoa sua intenção de negociar, especificando o nome da empresa o tipo de ação e a quantidade, e preço de compra ou de venda. No pregão de viva voz são negociadas apenas as ações de maior liquidez;
Meio eletrônico - o fechamento dos negócios é realizado automaticamente pelos computadores da bolsa de valores, sendo as ofertas inseridas por meio de terminais de computador das corretoras;
Os dois tipos de pregão interagem entre si.
Investir em ações é um bom negócio?
Investir em ações é um bom negócio para quem estuda sobre o assunto, pois ações não são 100% seguras.
Investir em ações significa investir no futuro.
É fundamental conhecer a empresa. Conhecer o seu desenvolvimento, saber quem são seus concorrentes, saber sobre seu planejamento futuro.
Existem riscos, e o investidor deve estar preparado para isso.
Risco Econômico: está diretamente ligado à atividade da empresa e às características do mercado no qual atua. Relaciona-se à possibilidade da empresa não atingir os resultados esperados.
Risco Financeiro: refere-se ao endividamento da empresa. Empresas com reduzido nível de endividamento apresentam baixo nível de risco financeiro.
Como funciona o Mercado de Ações
O que é uma ação?
Ação é um título de renda variável emitido por uma sociedade anônima que representa a menor fração do capital da empresa emitente.
Ações são cotas (pedaços) de uma empresa. Quando a empresa é aberta, seu patrimônio em diversas cotas — as ações —, que são distribuídas a investidores que, assim, se tornam seus donos.
Ao comprar uma ação, portanto, você também se torna “dono” da empresa.