BOLSA DE VALORES
Bovespa 4
Índice Bovespa 4
BM&F 5
Blue Chips 5
Instituições financeiras e investidores 5
Os primeiros problemas 6
Os efeitos no Brasil 7
Medidas tomadas 7
Perdas na Bolsa 8
Tendências de 2009 e 2010 11
Introdução
A queda da bolsa de valores de 2008 acarretou em uma grande crise mundial devido as instituições financeiras liberarem crédito para pessoas com histórico de inadimplência, comprar casas dando como garantia sua casa, as instituições financeiras repassavam as hipotecas para outras instituições, com a queda do valor dos imóveis houve um grande numero de inadimplência, desencadeando uma grande quebra das instituições e dos bancos que também compravam os títulos subprime, desvalorizando as ações da bolsa de valores que é uma instituição financeira de investimentos, causando a queda da bolsa, afetando o mundo todo, no Brasil foram tomadas algumas medidas para evitar a quebra dos bancos, essa medida tornou maleável o pagamento dos impostos de títulos federais, sobre leasing. A visão é que para em 2009 a 2010 os investidores estrangeiros voltem a investir na bolsa, e a bolsa de valores volte ao patamar de 2007.
Bolsa de valores
Instituições administradora de mercado, sua principal função é manter local adequado para os membros fazerem suas transações de compra e venda de títulos e valores imobiliários, em mercado livre e abertos. As duas principais são: Bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) e bolsa de mercadorias & Futuros (BM&F). A bolsa de valores tem a função de vender ações, quando alguém abre uma empresa e ela começa a crescer e precisa de mais recursos financeiros para ampliação, então a empresa coloca parte de suas ações na bolsa de valores para atrair novos investidores, que passam a ter participações nos faturamentos da empresa.
Bovespa
E a maior bolsa de valores da América latina e uma das maiores do mundo. Nela são negociadas ações das companhias abertas e títulos privados de renda fixa, entre outros