Bolsa de valores: uma poupança a longo prazo
BOLSA DE VALORES: UMA POUPANÇA A LONGO PRAZO
Que conceitos a pessoa deve conhecer para ser um investidor da Bolsa de Valores?
SÃO PAULO
2012
RESUMO
O objetivo dessa pesquisa é esclarecer os conceitos básicos que devem ser levados em consideração no momento de aplicar seu dinheiro em renda variável. Nos dias de hoje, o mercado de capital está em alta, ouve-se nos rádios e televisões informação diaraias sobre as bolsas de valores mundiais, valores das principais moedas do mundo, mas pouco se fala em que isso pode afetar a vida cotidiana e saúde financeira de nosso país.
O analista financeiro deve saber como investir, onde investir e quando investir, sabendo avaliar os riscos para não perder dinheiro próprio ou de clientes.
A visão macroeconômica se torna indispensável nesse momento.
REFERENCIAL TEÓRICO
Para entender o mercado de capital, precisamos primeiro entender suas origens e objetivos.
Seguindo a Enciclopédia Larousse Cultural (NR: Grande Enciclopédia Larousse Cultural, livro numero 16 (man/mod), Editora Cultural, 1998) o mercado de capitais é um “segmento do mercado financeiro onde se negociam títulos de participações de capital (ações) ou títulos financeiros de renda fixa destinados a financiar a capitalização das empresas”.
Ou seja, as empresas vendem suas ações afim de financiar suas próprias atividades. O ato de colocar ações a venda no mercado é o chamado “abertura de capital”.
“Ao abrir seu capital, uma empresa encontra uma fonte de captação de recursos financeiros permanentes. A plena abertura de capital acontece quando a empresa lança suas ações ao público, ou seja, emite ações e as negocia nas bolsas de valores.” (fonte: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/entenda-o-mercado-de-acoes/entenda-o-mercado-de-acoes.aspx?idioma=pt-br)
Ações
O que é uma ação?
“Documento que indica que seu possuidor é subscritor do capital de uma empresa e, em consequência, é