Bolo souza leão
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE
Turismo
Alessandra Souza
Raíssa Lopes
BOLO SOUZA LEÃO
Jaboatão dos Guararapes – PE
2011
[pic]
FACULDADE METROPOLITANA DA GRANDE RECIFE
Turismo
Raíssa Lopes
BOLO SOUZA LEÃO
Artigo Científico apresentado a Coordenação do curso de Turismo da Faculdade Metropolitana da Grande Recife, como requisito parcial da disciplina Gastronomia, sob orientação da professora Priscilla Marques.
Jaboatão dos Guararapes – PE
2011
Bolo Souza Leão
Resumo
Trata-se da origem e história do bolo Souza Leão e do seu tombamento pelo decreto Lei nº 357/2007. O trabalho enfatiza a miscigenação dos ingredientes com o uso da mandioca e do açúcar até a criação de receitas pelas senhoras de engenho, misturando a tradição culinária européia, com o uso de ingredientes e formas de manipulação nativas, originando e formando receitas genuinamente brasileira.
O texto fala ainda sobre a formação da família Souza Leão e como o bolo foi passado durante várias gerações até os dias atuais.
Palavras chave: Bolo, Ingredientes, Miscigenação e Decreto.
Introdução
O bolo Souza Leão foi transformado em Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco, atribuindo a ele qualidades e acréscimos à gastronomia pernambucana além de ser de extrema utilidade para a atividade turística, uma vez que se observa o interesse dos turistas pela culinária da localidade visitada. A gastronomia local hoje tem grande importância na exploração do potencial turístico, devendo-se aproveitar a questão da preservação e manutenção das referências patrimoniais.
O que antes era um segredo da família Souza Leão, hoje se transformou em uma iguaria popular acessível e recomendado aos turistas, atraindo sempre novos olhares para a culinária Pernambucana. O bolo não só delicia e encanta pelo sabor, mas conta a história da nossa colonização mostrando que a união racial no Brasil foi além da mistura de raça,