bolo de cenoura
O equilíbrio geral walrasiano refere-se à noção de equilíbrio na qual há igualdade entre oferta agregada e demanda agregada nos mercados de bens e de fatores. Esse equilíbrio é garantido por um vetor de preços responsável pela igualdade.
Em seu livro Elementos da Economia Pura, Walras fornece uma sucessão de modelos, com cada um levando em conta mais aspectos de uma economia real (duas mercadorias, várias mercadorias, produção, crescimento, dinheiro).
Assim, Walras acabou criando um programa de pesquisas, que resultou na teoria da utilidade marginal, muito seguido pelos economistas do século XX. Particularmente, a pauta de Walras inclui investigações sobre quando o equilíbrio é único e estável.
Walras também introduziu uma restrição na teoria do equilíbrio geral que alguns acham que nunca se tornou realidade, como o leilão walrasiano.
O leilão walrasiano (ou groping process) é uma ferramenta para investigar estabilidade e equilíbrio. Os preços são congelados e os agentes registram o quando de cada bem eles gostariam de oferecer (oferta) ou comprar (demanda/procura). Nenhuma transação e nenhuma produção são utilizadas como preços de desequilíbrio. Em vez disso, os preços são abaixados para bens com preços positivos e excesso de oferta. Os preços são elevados para bens com excesso de demanda.
Prova da existência de equilíbrio[editar]
Existência é a primeira questão a ser respondida pela teoria de equilíbrio geral e pode ser entendido como um teste de coerência sobre a análise dos mercados. Assegurar a existência de um equilíbrio garante que o modelo matemático é adequado aos propósitos a que se destina1 .
A existência de um equilíbrio walrasiano pode ser estabelecida sob condições bastante gerais, mas a demonstração abaixo se restringe a uma economia de trocas puras (ou seja, em uma economia (hipotética) em que não haja