BOLETO BANCARIO TRAB
CONCEITO
O boleto bancário é um documento criado pelas instituições bancárias, com base em dados que lhes são enviados por credores, para agilizar suas compensações de débito e crédito entre estes e seus devedores. Também conhecido como bloqueto de cobrança, é um documento de fácil acesso podendo ser emitido até mesmo pela internet.
É um formulário que segue um padrão pré-estabelecido pelo Manual de Normas e Instruções do Banco Central (MNI), utilizado pelos bancos e por seus clientes como um instrumento de pagamento, para recebimento de valores quando existe uma compra e venda a prazo.
ORIGEM
Os boletos bancários surgiram por causa da necessidade comercial de celeridade nas transações mercantis e no sistema de cobrança e compensação de crédito.
FINALIDADE
Tem como finalidade a rápida compensação e o pronto pagamento de dívidas. A princípio os boletos bancários podiam ser pagos somente nas agências bancárias, porém atualmente, além das agências bancárias, os boletos também podem ser pagos através de caixas eletrônicos, casas lotéricas, supermercados ou com auxílio de um computador ou smartphone através do internet banking.
NATUREZA JURIDICA
Os boletos bancários são, além de documentos de compensação de valores, documentos representativos de dívida. Sendo assim, são documentos de dívidas fundamentados em uma cártula, que obedece a requisitos específicos previamente definidos pelo regulamento do Banco Central do Brasil.
ELEMENTOS DE UM BOLETO BANCÁRIO
Banco: É a Instituição financeira que fica responsável pela cobrança. O banco receberá o pagamento do referido documento de cobrança pago pelo sacado/pagador, e creditará a importância paga na conta bancária do cedente/beneficiário.
Cedente/Beneficiário: É aquele que emite a cobrança, ou seja, aquele que irá receber a quantia cobrada.
Sacado/Pagador: É aquele que efetua o pagamento do boleto.
Valor do documento: É o valor que deverá ser pago pelo sacado antes do vencimento.
Data de