boletim_PIB_municipal_2012
2334 palavras
10 páginas
PRODUTO INTERNO BRUTO DOS MUNICÍPIOSBahia: 2011 – 2012
A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulga o Produto Interno
Bruto (PIB) dos municípios baianos para o ano de 2012, como resultado do seu trabalho em rede realizado em parceria com o IBGE e os órgãos de Estatística e Planejamento dos demais estados brasileiros. A partir desse trabalho conjunto, é possível se ter a comparabilidade do PIB dos municípios baianos com o de municípios de outros estados.
No que concerne ao conjunto da economia baiana em 2012, verificou-se que o PIB total somou R$
167.278 bilhões, mantendo a Bahia na oitava colocação entre os estados brasileiros. O desempenho da economia baiana, em 2012, foi influenciado por dois fatores: o primeiro, a continuidade da seca que afetou a região nordeste desde 2011. Como resultado do período de estiagem, observaram-se grandes perdas nas culturas cultivas no estado, reduzindo drasticamente a área colhida bem como a produtividade do setor; no entanto, a forte elevação nos preços dos mesmos produtos que tiveram quebra de safra contribuiu para que o setor mantivesse praticamente estável em termos de participação no conjunto da economia e, além disso, para que alguns municípios ganhassem destaque no setor agrícola seja em nível nacional, seja estadual, conforme se verá na sequência deste texto.
O segundo fator que afetou a economia baiana foi na cadeia do refino de petróleo. Em 2012, os preços do petróleo no mercado internacional mantiveram-se em alta, fato agravado pela desvalorização do Real ante o Dólar, o que aumentou ainda mais o custo de processamento do petróleo. Por outro lado, observou-se certa estabilidade nos preços dos derivados de petróleo, fazendo com que o Valor Adicionado do setor fosse fortemente afetado, gerando grandes perdas em termos de contribuição para o PIB estadual. Essa situação refletiu-se diretamente nos
municípios que realizam atividades associadas ao refino de petróleo e, particularmente, em