Bolacha-da-Praia
Habitat:
As bolachas-da-praia (Leodia sexiesperforata), também conhecidas como bolacha-de-mar ou sand dollar (chamada por esse nome normalmente em regiões na América do Norte) são encontradas nos mares ao longo da costa leste das Américas, desde a Carolina do Norte até o Uruguay.
Nicho Ecológico:
-Nicho Espacial: São encontradas próximas à areia, normalmente nas águas rasas, algumas levemente enterradas na areia sob a água, mas, provavelmente, fora da zona de maior impacto das ondas. Quando encontradas nas areias da praia já estão mortas.
-Nicho Trófico: se alimentam basicamente de partículas orgânicas da areia ou do lodo, larvas de crustáceos e capturam o plâncton com espinhos e pinças (pedicelos) em suas superfícies corporais.
Outros Seres vivos que interagem com a Bolacha-de-praia:
Em sua fase de desenvolvimento, sem o exoesqueleto, é mais vulnerável a ataques de predadores, que são, em sua maioria, peixes. Depois de atingir sua forma adulta, a bolacha-da-praia tem pouquíssimos predadores, tais como, Zoarces americanus, estrela girassol (Pycnopodia helianthoides).
Também fora relatada (pela primeira vez, no Brasil) a interação da bolacha-da-praia com o Dissodactylus crinitichelis Moreira (um tipo de carangueijo minúsculo), no qual a superfície do seu corpo servia como hospedeiro para o carangueijo.
Interações:
Predação (entre o Zoarces americanus e estrela girassol (Pycnopodia helianthoides) com a bolacha-de-praia)
Simbiose (entre o carangueijo e a bolacha-da-praia)
Tipo de espécie, K ou r:
Determinei a bolacha-da-praia como tipo r pois tem uma vida curta (aproximadamente 10 anos), não tem nenhum cuidado parental, se reproduz com muita facilidade, tendo varios filhotes, é relativamente pequeno (aproximadamente 120/140 mm de comprimento), tem variabilidade no tamanho da população e tem pouca competição.
Bibliografia: http://eol.org/ http://www.crustacea.org.br/artigos/287_27_Art_07_Queiroz_et_al.pdf