bobina m vel Salvo Automaticamente
CARACTERÍSTICAS:
Sensibilidade: “É decorrente da variação na indicação observada neste instrumento para a variação de grandeza da medida que a provoca”, segundo a norma DIN. Ela também diz que não deve pegar o inverso como definição de sensibilidade, ou seja, números negativos.
Exatidão: Os instrumentos de medição são classificados em “classes de exatidão”, para que se classifique de tal forma, os instrumentos devem preencher diversos requisitos como erros de indicação, influencia da frequência, entre outros. Para que não aconteçam esses tipos de erros, deve se ter muita atenção na relação entre resistor-série e a resistência da bobina.
Consumo Próprio: É necessário que se saiba com exatidão o consumo próprio de um instrumento, para que nas medições que irão se realizar não se introduzam erros. O consumo próprio vai ser proporcional ao valor da resistência, geralmente as indicações de consumo próprio veem em watt, ou em ohm/volt.
PRINCIPIOS DE FUNCIONAMENTO:
O princípio do funcionamento de bobina móvel se baseia como em motores elétricos, se deslocando em um campo magnético. Em um campo fortemente magnetizado por um imã permanente se coloca uma bobina leve, que é enrolada em fios bem finos, logo depois, colocada em um quadro de alumínio. A partir do momento que está bobina entra em contato com uma bateria de resistência R, resultará no aparecimento de uma corrente que percorrerá a bobina fazendo com que ocorra o aparecimento de outro campo magnético que tenderá a ficar na mesma direção do campo do imã, como o imã permanente possui um campo magnético contínuo, pode se concluir que a bobina móvel mede corrente contínua.