Bobbio
1)Exponha a maneira pela qual Bobbio define os termos “liberalismo” e democracia.
Liberalismo entende-se uma determinada concepção de Estado na qual o Estado de tem poderes e funções limitadas, e como tal se contrapõe tanto quanto ao Estado absoluto quanto ao estado que hoje chamamos de social.
Democracia entende-se uma das várias formas de governo, em particular aquelas em que o poder não esta nas mãos de um só ou de poucos, ou melhor, da maior parte, como tal se contrapondo as formas autocráticas, como a monarquia e a oligarquia.
2) Explique por que, segundo Bobbio, o jusnaturalismo é um pressuposto filosófico do liberalismo?
A doutrina dos direitos humanos, formulada pelo jus naturalista, é pressuposto filosófico do Estado liberal. O jus naturalismo e a doutrina dos direitos humanos limitam a ação do Estado, daí sua compatibilidade com o pensamento liberal. O liberalismo e os direitos do homem são resultado de um acordo (contrato) entre os indivíduos inicialmente livres que convencionam estabelecer os vínculos estritamente necessários a uma convivência pacífica e duradoura.
3) Explique o conceito de “contratualismo moderno”, relacionando-o com a ideia de individualismo.
Bobbio explica que a democracia nasceu de uma concepção individualista da sociedade, ou seja, da idéia para a qual diferentemente à concepção orgânica, influente na idade antiga e na idade média, segundo a qual o todo precede as partes, qualquer forma de sociedade, e particularmente a sociedade política, é um resultado artificial da deliberação das pessoas. Bobbio debruça-se sobre um novo contrato social. Este novo contratualismo moderno descende da caída de uma concepção holística ou orgânica da sociedade, nasce da idéia de que o ponto de partida de todo programa social de libertação é o sujeito singular com suas paixões, com seus interesses, com suas necessidades.
4) Explique a relação exposta por Bobbio entre “Estado limitado” e “Estado de Direito”
Definimos