Bobbio
Biografia:
Nasceu em Turim na Itália no dia 18/10/1909. Filho de um médico Cirurgião, Luigi Bobbio e neto de Antonio Bobbio.
Foi um filosofo político, historiador do pensamento político, conhecido por sua ampla capacidade de produzir escristos concisos, logicos e densos.
Foi professor primário , depois diretro escolar, católico liberal que se interessava por filosofia e colaborava, periodicamente nos jornais.
Em 1935 obtém um lugar de docente de Filosofia do Direito na Universidade de Camerino.
Em 18 de jullho de 1984 é nomeado sanador vitalício pelo presidente sandro Pertini.
Faleceu aos 94 anos no dia 09/01/2004 em Turim na Itália, com problemas respiratórios.
O direito como regra de coduta ( cap I)
Segundo Bobbio para entedermos a expressão juridica é necessário considerar o direito como conjunto de normas.
Um mundo de normas: Estamos cercados de normas existentes para a organização da sociedade, pois tudo que vivemos nos reflete a uma norma direta, regras que são impostas ou simplesmente se tornam despercebida ao nosso cotidiano.
Variedade das normas: Além das normas sociais,que regulam a vida do indivíduo há normas que regulam as relações do homem com a divindade, ou ainda do home consigomesmo, os preceitos religiosos, regras morais, regras de boa educação etc...
As normas jurídicas, ás quais dedicaremos de modo particular a nossa atenção, não passam de uma parte da experiência normativa.
"Cada grupo humano, cada indivíduo singular,enquanto estipula objetivos a atingir, estipula também os meios mais adequados, ou aqueles que julga mais adequados para atingi-los"São regras de conduta tanto os dez mandamentos quanto as prescrições do médico.
"Todas tem em comum elemento característico que consiste em ser proposições que têm a finalidadede influenciar o comportamento dos indivíduos e dos grupos.
O direito é Instituição?
Desenvolvida por Santi Romano a teoria da Instituição refere que o direito