Boas Práticas de Implantação de ERP
Grandes e médias empresas costumam centralizar as informações estratégicas de suas áreas de negócio em módulos que compõem os sistemas de ERP. Na maioria dos casos, tais módulos são integrados em cadeias de valores que garantem a melhor execução dos processos de negócio, proporcionando às equipes de gerência uma visão global, confiável e atualizada em tempo real.
Com a devida importância dada aos ERPs, projetos para sua implantação, upgrade de versão e customizações são normalmente associados a custos e expectativas, resultantes do paradigma necessidade x urgência.
Há anos envolvida em diferentes projetos de implantação e gestão de ERPs, a C2Business destaca boas práticas que conduzem ao êxito em suas implementações: Garantir a plena compreensão das regras do seu negócio por seus implementadores durante o projeto.
O conhecimento do negócio deve ser passado aos implementadores até que eles alcancem o nível de compreensão equivalente ao dos usuários. Os investimentos nessa fase podem evitar até 60% de falhas nas etapas futuras. Desenvolver um cronograma realista com marcos de controle periódicos.
Um projeto de implantação é impactado por fatores como pessoas, processos, restrições e desempenho. Atento a esse fato, o gestor deve controlar a evolução do projeto (através de cronogramas, radares de riscos e suas devidas políticas de mitigação), sem perder o foco da situação atual, medindo constantemente o desempenho e a tendência do projeto através dos marcos definidos no cronograma. Garantir uma participação mais efetiva dos usuários-chave envolvidos no projeto
A participação dos usuários-chave é fundamental porque estes detém todo o conhecimento sobre os processos de negócio que executam, além de terem que usar o novo sistema futuramente. A relação de colaboração entre usuários e implementadores resulta em comprometimento. Prover recursos suficientes para treinamento dos usuários
O valor