Boas Práticas Agropecuárias
As mudanças econômicas, políticas e sociais, acontecem cada vez mais rápido e aos poucos vamos tentando nos adaptar, acompanhando-as para melhorar tanto na qualidade de vida, como também nos aspectos profissionais. Na atividade pecuária não é diferente, já que a cada dia se apresentam inovações tecnológicas que auxiliam o produtor na busca de melhorias em seu empreendimento.
A pecuária de corte é uma atividade que antigamente era vista como prática familiar visando apenas o sustento, passando de geração em geração. Com o passar do tempo tornou-se um negócio rentável e importante na economia do país. Assim o investimento na área da bovinocultura de corte é impulsionado pelas exigências do mercado consumidor, pois este é o principal agente de transformação e exige produtos melhores e de qualidade em sua mesa. A exportação de carne de qualidade tornou-se uma prioridade para quem atua na área, afinal hoje em dia, qualquer produto comercializado tem maior aceitação quando dá preferência para a qualidade, que, no caso da carne, evolve desde a criação na fazenda até o prato do consumidor.
Em consequência do mercado atual notam-se muitas mudanças nesta prática. Visando atingir um público cada vez mais preocupado com sua saúde, doenças provenientes dos alimentos e tendo em vista sempre um meio ambiente sustentável, cabe ao produtor atender a essas exigências, investindo na certificação de seu produto, rastreando seu rebanho, mantendo assim a sanidade animal e agregando valor e qualidade na carne de exportação.
[...] só sobreviverão economicamente os agricultores que forem muito eficientes nos aspectos tecnológicos, gerenciais e organizacionais, das distintas etapas do negócio agrícola. A eficiência deixou de ser uma vantagem competitiva para transformar-se em requisito para poder sobreviver na atividade agrícola. (LACKI Apud ERNÂNI, 2008, p.85)
A rastreabilidade e certificação é uma alternativa que favorece o criador e o consumidor, que por sua vez