BOAS PRATICAS E TENDENCIAS NO VAREJO
O sonho da maioria dos brasileiros é ter eu próprio negocio e dali retirar o seu sustento, porem algumas destas empresas fecham dois anos após abertas, muitas vezes por falta de gestão, da empresa e de pessoas.
Uma empresa que tem gestão consegue monitorá-la, pois facilita o planejamento da mesma e conseqüentemente melhora a competitividade da empresa. Outra técnica de gestão é a de equipes, nos dias de hoje falta um olhar atento à gestão de pessoas. As empresas precisam treinar seus funcionários, pois são eles que vão trabalhar com os principais causadores do seu sucesso ou insucesso, que são os consumidores. “Uma boa equipe funciona melhor do que uma única pessoa.” O ramo do varejo continua a crescer nos dias de hoje porem não mais no mesmo ritmo passado, um dos desafios desse ramo é a tecnologia, as compras on line que cada vez mais estão tomando o espaço físico do varejo, outro ponto importante são os novos concorrentes que surgem todos os dias.
A medida que os consumidores começam a comprar on line os varejistas não podem se dar ao luxo de não se preocupar com essa mudança de comportamento. Com isso eles precisam se organizar e tornar mais atrativas suas lojas físicas alem de se integrar com as lojas virtuais, pois essa é a tendência para os próximos anos. O varejo caminha para um futuro onde ele fica lado a lado com o consumidor final, buscando fidelizar seus clientes e torná-los personalizados, todos adoram serem tratados como únicos. A dificuldade do pequeno varejista é tornar essa tendência acessível á sua empresa.
A utilização de multicanais é uma saída para isso, a venda é feita na loja física, virtual, através de ligações, de porta em porta, pela TV, outro meio de se vender e tornar sua loja mais visível é através das redes sociais , como facebook, youtube, blogs. Algumas empresas estão apostando uma aproximação dos seus clientes por meio dos bairros, pois a loja consegue conhecer mais o gosto, o perfil do