Boas praticas de manutenção
Manutenção e Segurança.
Todos os equipamentos, máquinas, instalações têm um período de vida útil, ou seja, um espaço de tempo durante o qual se espera que aqueles cumpram a função para a qual foram criados.
Porém, o funcionamento dos equipamentos, por vezes, para além da capacidade recomendada para cada um, provoca desgaste, o que obriga a uma atividade de manutenção dos mesmos com o fim de os manter funcionais.
De um programa de manutenção de uma empresa, devidamente estruturado, fazem parte um conjunto de operações que se subdividem em verificações programadas, controlos periódicos e os trabalhos de reparação. No decurso da manutenção, uma vez que aquelas operações não fazem parte das tarefas cotidianas na utilização dos equipamentos, as condições de trabalho podem aparecer modificadas, apresentando novos riscos.
Para além disso, a manutenção de segurança utiliza uma grande variedade de ferramentas, máquinas, equipamentos de movimentação, de elevação, de controle, etc., o que obriga a uma vasta gama de conhecimentos não só relacionados com os aspectos meramente operativos destes equipamentos, mas ainda de outra ordem, tais como conhecimentos mecânicos, eléctricos, electrónicos, pneumáticos, de lubrificação e até de pintura. • Por ser tão vasto e complexo o campo da manutenção, torna-se obrigatório o uso de procedimentos de segurança muito rigorosos, quer seja para uma simples manutenção de rotina, quer seja para uma operação de manutenção bastante profunda de uma máquina automática, na qual seja necessário substituir peças ou partes completas da máquina.
Trabalhos de Manutenção em Espaços Confinados.
Por vezes é necessário proceder a trabalhos de manutenção em espaços fechados, tais como depósitos, cisternas, contentores, túneis, galerias, etc., onde, devido à possível existência de vapores ou gases nocivos, é necessário tomarem-se precauções adicionais. Deverá tentar-se fazer uma ventilação cuidadosa ao local,