Boas doses de risada podem ajudar a prevenir doenças
Estudo foi o primeiro a indicar que o riso ajuda a prevenir doenças do coração
Dar risadas e a agir com bom humor pode ajudar a proteger alguém contra um ataque cardíaco? Segundo um estudo recente realizado por cardiologistas da Universidade de Maryland Medical Center, em Baltimore, a resposta é sim.
Feito em 2009, o estudo foi o primeiro a indicar que o riso ajuda a prevenir doenças do coração. Segundo os pesquisadores, pessoas com doenças cardíacas têm 40% menos propensão a dar risada de uma variedade de situações em comparação às pessoas da mesma idade sem doença cardíaca.
— O velho ditado de que "rir é o melhor remédio", definitivamente parece ser verdade quando se trata de proteger o seu coração — disse Michael Miller, MD, diretor do Centro de Cardiologia Preventiva da Universidade de Maryland Medical Center.
— Nós não sabemos ainda por que rir protege o coração, mas sabemos que o estresse mental está associado com disfunção do endotélio, a barreira protetora de nossos vasos sanguíneos. Sem essa barreira, pode ocorrer uma série de reações inflamatórias que levam ao acúmulo de gordura e colesterol, entupimento de artérias coronárias e, finalmente, a um ataque cardíaco.
No estudo, os pesquisadores compararam as respostas de humor de 300 pessoas. Metade dos participantes já havia sofrido um ataque cardíaco ou se submetido a uma cirurgia de revascularização do miocárdio. Os 150 restantes não apresentavam doença cardíaca.
Em um questionário, os voluntários responderam uma série de perguntas de múltipla escolha para descobrir o quanto riam em determinadas situações. Em um segundo momento, responderam verdadeiro ou falso em um formulário que mede a raiva e a hostilidade.
Miller disse que a conclusão do estudo apontou que "as pessoas com doença cardíaca respondem com menos humor às situações da vida cotidiana".
— A capacidade de rir — naturalmente ou como um comportamento aprendido —