boa vida comum
RISISTÊNCIA ANAERÓBICA
É a qualidade física que permite a um atleta sustentar, o maior tempo possível, urna atividade física em condições anaeróbicas, isto é, numa situação de débito de oxigênio.
Um esforço anaeróbico pode ser explicado pelas solicitações fisiológicas de oxigênio de um atleta no esforço, em condições superiores a sua capacidade de consumo, provocando um débito de oxigênio, que deverá ser reparado após o término desse esforço. Sabendo-se que o trabalho em débito de oxigênio tem com fator principal o desenvolvimento da resistência anaeróbica, fazem-se necessárias algumas considerações sobre esse fenômeno fisiológico.
No estudo da resistência anaeróbica, existe um número bem grande de pesquisas, as quais resultaram em indicações e conclusões, que têm facilitado o entendimento dessa valência física, e que são:
1. O desenvolvimento da resistência anaeróbica em atletas de alto nível possibilita aos mesmos prolongar esforços máximos, mantendo a velocidade e o ritmo de movimento, apesar do crescente débito de oxigênio, da conseqüente fadiga muscular e do aparecimento de um estresse mental progressivo.
2. A variável principal na medição da capacidade anaeróbica é o tempo que os atletas conseguem suportar o esforço anaeróbico.
É sabido que a potência de qualquer máquina significa a quantidade de energia que máquina é capaz de produzir em uma unidade de tempo. Vimos que a potência
Dica máxima (PAM) de um atleta é a quantidade de energia que ele utiliza a cada minuto, quando seu consumo de oxigênio