BMW
UNICURITIBA
MARCIO ramos
DANIEL SILVA
VICTOR MOURÃO
JOSE VILA ROSA
FABIANO SILVA
MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA INSTALAÇÃO DA FÁBRICA DA BMW EM ARAQUARI – SANTA CATARINA
CURITIBA
2015
MARCIO ramos
DANIEL SILVA
VICTOR MOURÃO
JOSE VILA ROSA
FABIANO SILVA
MOTIVOS E CONSEQUÊNCIAS DA INSTALAÇÃO DA FÁBRICA DA BMW EM ARAQUARI – SANTA CATARINA
Trabalho apresentada como requisito à obtenção de nota do curso de Administração na disciplina de gestão da cadeia de suprimentos e logística do Centro Universitário Curitiba.
Professor: Carlos Vinicius Maluly
CURITIBA
2015
Em tupi-guarani, o nome Araquari significa "rio de refúgio dos pássaros". Nos últimos anos, a pequena cidade na região norte catarinense de 24 mil habitantes tem traduzido esse significado de outra forma. Araquari virou também o oásis industrial de Santa Catarina, refugiando, além dos pássaros, empresas de todos os portes. O impacto já é visível nas duas rodovias federais (BR-101 e BR-280) e na estadual (SC-301), que cortam o município. A paisagem verde, cheia de pastagens, animais e árvores, está sendo rapidamente substituída pelo cinza dos prédios comerciais, galpões e fábricas.
Um das principais empresas a desembarcar em Araquari é a coreana Hyosung, que está investindo cerca de R$ 176 milhões numa fábrica de fios de elastano. Os fios são usados na produção de roupas íntimas, moda praia, trajes esportivos e jeans.
O contato principal da cidade é com a alemã BMW.
Para atender todo esse crescimento, a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) construiu uma nova subestação de energia no bairro Porto Grande, em Araquari, ao lado da Hyosung, em tempo recorde de 45 dias. A nova subestação dobra a capacidade de fornecimento de energia na região e atende principalmente à grande demanda das empresas que estão se instalando na cidade. O valor do investimento foi de R$ 1 milhão.
A economia da cidade