Bmw vermelho
BARBIER, R. Pesquisa-Ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro. Jorge Zahar
Editor. 1985.
BOMENY, H. A escola na Brasil de Darcy Ribeiro. In: MAURÍCIO, L. V (org.).
Revista Em Aberto, Brasília MEC-INEP, vol. 22, nº 80, abril. 2009, p. 109 a 120.
Brinquedoteca (em Portugal Ludoteca) é uma coleção de jogos e brinquedos, organizada para o livre uso dos visitantes, em sua maioria crianças e adolescentes mas potencialmente também adultos, tendo em consideração o recente sucesso dos jogos de tabuleiro. Por meio do movimento a criança se desenvolve, pois possibilita a aquisição de experiências com o espaço e os objetos que a rodeiam. “Descobrir as sensações de prazer e bem estar que o próprio corpo proporciona é fundamental para que a criança possa se conhecer e evoluir, desenvolvendo cada vez mais suas competências” (SÁNCHEZ, 2003, p.34) e o movimento a partir do brincar oferece oportunidade para que a criança estabeleça essa relação com o próprio corpo.
Objetivo
_Possibilitar atividades lúdicas e recreativas a serem desenvolvidas na
Brinquedoteca, a fim de contribuir na organização do tempo e do espaço na escola de tempo integral.
Desenvolvimento
A primeira idéia de Brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, nos anos da grande depressão econômica dos Estados Unidos, a fim de solucionar o problema de uma loja de brinquedos, onde crianças de uma escola municipal estavam roubando os produtos da loja. Com isso, criou-se um serviço de empréstimo de brinquedos, chamado de Los Angeles Toy Loan, como um recurso comunitário, utilizado até os dias atuais.
Esse recurso comunitário expandiu-se na década de sessenta para a Europa, especificamente na Suécia, Inglaterra, Bélgica e França. Na Suécia em 1963, em Estocolmo surgiu à primeira Lekotec (Lucoteca), e tinha como objetivo o empréstimo de brinquedos e orientação às famílias com necessidades especiais, tendo a estimulação através do brinquedo como filosofia. E na