BMF&Bovespa
Histórico
Funcionamento da Bolsa de Valores (parafrasear?)A ação é o título ou valor mobiliário de renda variável, emitido por determinada sociedade anônima, que representa a menor fração do capital da empresa emitente. O investidor em ações é acionista da sociedade anônima, ou seja, é coproprietário, participando dos seus lucros e resultados. As ações são conversíveis em dinheiro, a qualquer tempo, pela negociação em mercado de bolsa. Somente as sociedades anônimas que forem emitidas por companhias de capital aberto registradas na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociadas publicamente.
No Brasil, há três espécies de ações emitidas pelas empresas de capital aberto. O que as diferencia são os direitos que estas empresas concedem aos seus acionistas. O estatuto social das companhias define as características de cada tipo de ações: Ação Ordinária (ON),
Entre os diversos fatores que envolvem a escolha de uma ação para compor uma carteira de investimentos destaca-se a liquidez da ação, ou seja, o grau de facilidade com que podemos converter o ativo em dinheiro. A liquidez de determinado ativo pode ser avaliada pelo volume financeiro movimentado e pelo número de negócios realizados sobre esta ação. Quanto maior for o valor destes indicadores, maior é a liquidez apresentada por esta ação.
O preço das ações oscila conforme a expectativa dos investidores em