Blueprint
Conceito
Blueprinting é uma técnica eficiente para descrever, de forma visual, o processo de prestação de um serviço. Usando uma linha de visibilidade, diferenciaremos as parcelas de operações de retaguarda e de atendimento nos sistemas de prestação de serviços. É no atendimento que ocorre o contato com o cliente, prevalecendo por isso mesmo a preocupação com o atendimento e a eficiência (por exemplo: o saguão de bando comercial). A retaguarda não é, em geral, vista pelo cliente, sendo operada como uma fábrica que busca eficiência (por exemplo: serviço de compensação de cheque de um banco).
Objetivos
O estudo do blueprinting poderia sugerir oportunidades de melhorias e, também, a necessidade de uma melhor definição futura de certos processos.
A linha de visibilidade separa as atividades do atendimento, onde os clientes obtém evidências tangíveis do serviço, daquelas atividades de retaguarda que não são vistas pelo cliente.
A adoção do blueprinting também oferece aos gerentes a oportunidades de identificar potenciais pontos de falhas e proteger procedimentos à prova de erros (poka yoke é o termo que pegamos emprestados do Japão) para evitar sua ocorrência, garantindo então a prestação de serviço de alta qualidade.
Blueprinting é a definição detalhada de um sistema de prestação de serviço que permite á administração testar o conceito do serviço no papel antes de colocá-lo em prática. Ele facilita igualmente a resolução de problemas e incentiva o pensamento criativo mediante a identificação de potencias pontos de falha e a exaltação das oportunidades de melhorar a percepção dos clientes em relação ao serviço.
APLICAÇÃO
A aplicação descrita nesse trabalho refere-se ao processo produtivo de uma das áreas de uma empresa de telefonia celular.
O cliente interno faz uma solicitação de análise e reparo das placas (bord’s), que porventura tenha falhado no processo. É feita primeiramente transferência e a triagem de placas de