Blogues na educação
Os blogues de disciplina, na opinião do autor, são o modo mais útil de se usar um blogue relacionado com o ensino, por possuir mais possibilidades a serem exploradas, sendo uma ferramenta de uso coletivo, onde há a participação de alunos e professores através de posts e comentários sobre diversos assuntos, e pode ser usado para dar continuidade ao conteúdo trabalhado em sala de aula, sendo que os alunos podem esclarecer duvidas com o professor e entre si. Este tipo de blog é criado e mantido pelo professor e pela turma, mantendo uma relação mais próxima entre eles o que pode melhorar os resultados.
Potencialidades
Os blogues ainda possuem muitas potencialidades a serem exploradas, como por exemplo, o fato do blog ser um espaço público onde todos têm participação ativa e podem expor sua opinião livremente, esclarecendo duvidas e levantando questões a serem discutidas.
Diversas áreas já aderiram o blog como uma ferramenta que pode expandir seus horizontes e atingir um público maior e mais interessado, como alguns blogs na área da saúde, que, dentre outras funções, esclarece duvidas sobre doenças e tratamentos, e também na área do comercio, onde empresas visam aproximar-se do cliente, conhecendo-o melhor e preparando-se para melhor atende-lo.
Essa função do blogue já vem sendo utilizada no ensino. Em Portugal já existem blo0gs como o Web jornal, que foi criado em 2002, por alunos e professores da universidade do Minho com o objetivo de servir ao curso de mestrado em Informações e Jornalismo da faculdade, e vários outros de diversas áreas acadêmicas. E com base no interesse crescente dos jovens com relação a internet, é de se esperar que a adesão dos blogues como ferramenta de ensino agregará entusiasmo e interesse por parte dos alunos, gerando também aprendizado, uma vez que o aluno poderá contactar de forma pratica e rápida ao professor para esclarecer duvidas referentes ao conteúdo estudado, e aos colegas para realizar discussões e