Blog Organizacional
A Psicologia Organizacional, também conhecida como Psicologia Industrial ou do Trabalho, estuda fenômenos psicológicos existentes nas organizações. Podendo atuar em empresas, instituições, governo. Deve-se ressaltar que o Psicólogo organizacional não é apenas um aplicador de técnicas. Pois ele deve compreender o homem como um ser social, e sua interação com o meio, possibilitando contribuir com uma importância estratégica dentro das organizações.
O psicólogo organizacional deve conhecer e realizar as seguintes atividades: recrutamento, seleção, aplicação de teste, acompanhamento de pessoal, treinamento, avaliação de desempenho, análise de função/ocupação, planejamento/execução de projetos, desenvolvimento organizacional, cargo administrativo, assessoria, analise de cargos/salários, aconselhamento psicológico, diagnóstico situacional, supervisão de estágios acadêmicos, orientação/treinamento para profissionais, psicodiagnóstico e consultoria, entre outras atividades.
Acredita-se que uma parte muito importante na área de Psicologia organizacional é a responsabilidade pelo desenvolvimento organizacional. Sendo caracterizado um conjunto de técnicas projetadas para ajudar as organizações a mudar para melhor. Auxiliando no desempenho dos funcionários e em sua relação com o trabalho e com os seus companheiros de trabalho. Mudando e melhorando a forma com que as pessoas trabalham, a maneira como se comunicam e como coordenam seus esforços.
O código de ética atual entrou em vigor em 2005, sendo o terceiro existente na Psicologia, o código atual consegue atender novas necessidades da profissão, levando em consideração as leis vigentes e o memento histórico de país. Constituído por fundamentos psicológicos, assim como a responsabilidade profissional. Com isso, o código possui regras e normas criadas por meio de pesquisas e estudos, orientando como deve ser realizado a atuação do psicólogo dentro de sua área de atuação, ou até