BLOG DE DNA
As duas cadeias de nucleotídeos apresentam-se torcidas, formando uma dupla hélice e se ligam por pontes de hidrogênio, que ocorrem entre as bases nitrogenadas de cada cadeia, formando uma "escada". Lateralmente, os nucleotídeos se unem uns aos outros pelos grupos fosfato e pelas pentoses. Onde se encontra o DNA na célula?
Cerca de 99% do DNA encontra-se no núcleo da célula. O restante DNA encontra-se em locais específicos, como por exemplo organitos ( as mitocôndrias e os cloroplastos possuem o seu próprio DNA ). Apesar desses organitos terem o seu próprio cromossoma eles não podem contar com a sua informação. As mitocôndrias e cloroplastos necessitam de genes especiais situados noutros organitos. Para a maioria das funções, estes organitos utilizam os cromossomas nucleares.
A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero clonado por transferência nuclear de células somáticas. O estudo foi realizado ao longo de 1995 e 1996. O núcleo utilizado no processo de clonagem foi oriundo de uma célula da glândula mamária de uma ovelha de seis anos denominada Bellinda. Uma outra ovelha, chamada Fluffy, foi a doadora do óvulo utilizado para receber este núcleo, Finalmente, uma terceira ovelha, Lassie, foi quem gestou a ovelha Dolly. Para evitar que pudessem ser misturadas características destas três fêmeas, elas eram de raças com características fenotípicas diferentes entre si. Vale lembrar que foram feitas 276 tentativas para ser obtido um animal clonado viável.
DNA também desempenha um papel importante na determinação da estrutura e funcionalidade das células O DNA é necessário para o