BLOCOS PROGRAMÁTICO
São três os BLOCOS PROGRAMÁTICOS através dos quais iremos potenciar um conjunto de capacidades psicomotoras as quais, irão ser posteriormente enumeradas e caracterizadas. Contudo, e antes de passar aos blocos e respectivos objectivos, julgamos importante referir que o desenvolvimento destes implica por um lado, o domínio e a tomada de consciência por parte dos alunos, em relação ao seu corpo, aos segmentos e partes que o compõem. Além disso, implica a consciencialização face à distinção entre a inspiração e à expiração, intimamente relacionadas com a tensão e relaxação muscular têm de ser igualmente assimiladas pelos mesmos.
A – DESLOCAMENTOS E EQUILÍBRIOS
- Realizar acções motoras básicas de deslocamento, no solo e em aparelhos, segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, coordenando a acção para aproveitar as qualidades motoras possibilitadas pela situação.
B – PERÍCIA E MANIPULAÇÃO
- Realizar acções motoras básicas com aparelhos portáteis (ringue, bola, arco e corda), segundo uma estrutura rítmica, encadeamento ou combinação de movimentos, conjugando as qualidades da acção própria ao efeito pretendido de movimento do aparelho.
C – JOGOS
- Participar nos jogos propostos ajustando a iniciativa própria e as qualidades motoras na prestação às possibilidades oferecidas pela situação de jogo e ao seu objectivo, realizando habilidades básicas e acções técnico-tácticas fundamentais, com oportunidade e correcção de movimentos. No Pré-Escolar as capacidades perceptivo-motoras promovidas pelos blocos propostos anteriormente são:
1) IMAGEM CORPORAL Esta capacidade está relacionada com o conceito individual do corpo e das suas partes. Assim, tal como já foi referido anteriormente, os alunos terão que: nomear e identificar as estruturas físicas do seu corpo e das suas partes; nomear e identificar os movimentos e funções do corpo e das suas partes; nomear e