BLOCOS ESTRUTURAIS 2
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2 BLOCOS ESTRUTURAIS 3 DEFINIÇÃO DA CERÂMICA 4 BLOCOS CERÂMICOS NA LEI DA ABNT 5 TIJOLOS ECOLÓGICO 6 VANTAGENS NO TIJOLO ECOLÓGICO 7 CONCLUSÕES 6 BIBLIOGRAFIAS
INTRODUÇÃO
BLOCOS ESTRUTURAIS
O principal elemento da alvenaria estrutural é o bloco, que por definição, é um material cúbico retangular, podendo ser massivo ou vazado com furos verticais ou horizontais, de material mineral caracterizado pela boa resistência compressiva de forma que se permita erguê-los um sobre o outro, em linhas horizontais e verticais de forma padronizada. Os principais materiais de blocos estruturais na atualidade são a cerâmica e o concreto, sendo o primeiro um material leve e de baixo custo, enquanto o segundo, apesar de apresentar maior resistência mecânica possui custo mais elevado, além de maior peso específico.
Alvenaria estrutural com Bloco Cerâmico é um sistema de construção onde as paredes, além da função de vedação, são responsáveis pela absorção dos esforços solicitantes do projeto e por isso são indispensáveis o uso de blocos estruturais com alto padrão de qualidade e grande resistência.
DEFINIÇÃO DA CERÂMICA
A cerâmica é definida como a arte ou a técnica de se obter objetos de porcelana, louça e barro a partir do uso da argila como matéria prima básica e que seja submetido à altas temperaturas durante sua manufatura (CONCEITO, 2014).
Conforme descrito pela Associação Brasileira de Cerâmica - ABC (2014), a argila quando voltada para o uso em obras civis pode ser misturada com diversas tipologias de substâncias, o que fornece materiais de características distintas como alta