Blocos econômicos
Professora: Fabiana Rita Dessotti Pinto
1
UNIDADE II – GLOBALIZAÇÃO1 2.1 Algumas considerações sobre o termo globalização Ianni (2007) considera os aspectos do sistema de produção mundial como um movimento relevante do processo de globalização.
A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial. Um processo de amplas proporções envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações. Assinala a emergência da sociedade global, como uma totalidade abrangente, complexa e contraditória (IANNI, 2007, p.11).
O autor utiliza o termo globalismo para identificar as relações, os processos e as estruturas que configuram o contexto histórico-social atual. “São realidades sociais, econômicas, políticas e culturais que emergem e dinamizam-se com a globalização do mundo, ou a formação da sociedade global” (IANNI, 2007, p. 183). Borja e Castells (1997) caracterizam a nova economia a partir de dois processos denominados: economia global e economia informacional.
Por economia global entendemos uma economia em que as atividades estrategicamente dominantes funcionam como unidade a nível planetário em tempo real ou potencialmente real [...] A economia global é também uma economia informacional. Quer dizer, uma economia na qual o incremento da produtividade não depende do incremento quantitativo dos fatores de produção e sim da aplicação de conhecimento e informação à gestão, produção e distribuição, tanto em processos, como em produtos. A geração e processamento estratégico de informação têm-se convertido em fatores essenciais de produtividade e competitividade na nova economia (BORJA e CASTELLS, 1997, p. 24).
Especificando melhor a economia global, Castells (2005, p. 143 e 173) a apresenta como:
Uma economia cujos componentes centrais têm a